quarta-feira, 6 de novembro de 2013

César e a traição mortal



César, um nome que invoca os dias da gloriosa era romana, não tem uma origem cem porcento determinada. Poderá derivar do latim caesus, que significa "cortado", mas também de caesaries, que significa "cabeludo" ou "cheio de pêlos". Daí terá dado origem ao cognome romano Caesar. Os típicos nomes romanos eram compostos por um prenome, um nome propriamente dito e, por fim, um cognome. Originalmente, os cognomes eram alcunhas mas, nos tempos da República e do Império Romano, passaram a ser transmitidos de pai para filho. Assim, o cognome funcionaria como um apelido que formava subgrupos dentro de famílias, como que uma divisão para além da que o nome já fazia e que também serviria de apelido. Em latim clássico, por oposição ao eclesiástico, Caesar soaria algo como /káissar/, pois todos os cc teriam valor /k/ (assim como os vv teriam valor /u/, pelo que a conhecida expressão, veni, vidi, vici, seria, na verdade, pronunciada como /uéni, uídi, uíki/).

Caesar tornou-se famoso por ser o cognome de um dos mais mediáticos líderes romanos de sempre e autor da célebre frase anteriormente referida - Júlio César (Caius Iulius Caesar, à nascença, Imperator Iulius Caesar Divus, após a morte; 100 AEC - 44 AEC). Foi responsável por uma enorme expansão da República Romana à custa de uma série de batalhas pela Europa, declarando-se, posteriormente, ditador para a vida. Morreu assassinado no senado pelas mãos de outros políticos, traição que ainda hoje deixa a sua marca através de inúmeras peças, filmes e séries que recriam o evento. Segundo a tradição, Júlio César terá necessitado de uma cirurgia para nascer, o que suporta a teoria da origem em caesus e justifica o facto de hoje chamarmos cesariana a tal procedimento.

Caesar passou a ser utilizado como título por sucessivos imperadores após Júlio César, tendo também estado na origem do título alemão Kaiser e do russo Czar. Mais tarde, surgiu como antropónimo cristão, mais concretamente pela altura do Renascimento. Em Portugal e noutros países adquiriu a forma de César, estando os nomes Cesário/Cesária e Cesarino/Cesarina relacionados. Cesária ganhou visibilidade graças àquela que foi, provavelmente, a cara de Cabo Verde no mundo; refiro-me, pois, à cantora Cesária Évora (1941-2011). 

Segundo dados obtidos pela autora do blog Nomes e mais nomes, em 2012 César foi o 90.º nome masculino mais registado em Portugal. 

Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar.
Júlio César
Já naquele tempo se sabia.
cæsus

César In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-11-06].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/antroponimia/C%C3%A9sar>.
cæsus

César In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-11-06].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/antroponimia/C%C3%A9sar>.
cæsus

César In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-11-06].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/antroponimia/C%C3%A9sar>.

3 comentários:

  1. A citação atribuída a Júlio César é, com tristeza, muito interessante. Uma visão analítica sobre o povo bárbaro que habitava o Portugal de hoje.
    Aliás toda a figura de Júlio César deu e daria muitos livros e filmes. Como nome próprio o nome César é daqueles nomes, à semelhança de Augusto, que estão envoltos em grandeza e poder.
    Lembro Cesário Verde, que assinava Césario, apesar do seu nome completo ser José Joaquim Cesário Verde. Um dos melhores poetas portugueses, humilhado em vida e hoje ainda tão esquecido. Por vezes somos um povo que não vê as qualidades dos seus membros e precisa de um reconhecimento exterior para o validar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já foi há uns bons anos, mas lembro-me de mal ter tocado na obra de Cesário Verde na escola. Um poema, talvez... Deve ser sintomático do seu esquecimento. Uma pena.

      Eliminar