sábado, 21 de setembro de 2013

Sampaio, o transmontano


Sampaio, assim como as suas variantes Sampayo, São Payo, São Paio e Sam Payo, é um sobrenome que se insere na categoria dos nomes toponímicos; quer isto dizer que Sampaio deriva do nome de uma localidade, concretamente, a honra de Sampaio, junto a Vila Flor, em Trás-os-Montes. Por sua vez, essa honra assim se denomina em homenagem a São Paio, sendo Sampaio a aglutinação dessas duas palavras. Paio é um nome derivado do latim Pelagius que, em seu turno, foi adaptado do grego Pelagios e que derivou de pelagos, "o mar". Assim, a Paio é comummente atribuído o significado "marinho". Pelágio constitui uma variante do nome, sendo célebre pela associação a Pelágio das Astúrias, o fundador e primeiro monarca do Reino das Astúrias, reinando de 718 a 737, iniciando aquela que foi a resistência à expansão moura na Península Ibérica e que levou ao processo da Reconquista cristã. Pelayo também surge como variante:
Payo, ou Pelayo, este segundo em Portuguez he pouco usado, mas quando se nomea o Rey, restaurador de Hespanha, se diz D. Pelayo. O Santo costuma nomearse São Payo, que he o titulo de muitas Igrejas nas Provincias, e alguns lugares, de que hum he solar da nobre familia de San-Payo
O primeiro registo desta família remete-nos para o reinado de D. João I e o seu vassalo, Vasco Pires de São Payo. Para além de senhor da honra de São Payo, fora também senhor das vilas de Chacim, Mós, Ansiães, Vilarinho da Castanheira, Vilas Boas, Parada do Pinhão e Quintela de Lampaças, tendo sido, ainda, alcaide-mor da Torre de Moncorvo. Serviu D. João contra Castela e é dado como tendo casado com D. Maria Pereira, de cuja união nasceram Fernão, Lopo, Mécia, Genebra e Maria Lourenço. 

Em Portugal, em tempos recentes, Sampaio ganhou notoriedade devido a Jorge Fernando Branco de Sampaio (imagem), 18.º presidente da República Portuguesa e terceiro presidente eleito da III República, de 9 de Março de 1996 a 9 de Março de 2006. Na cena política internacional, Jorge Sampaio foi uma figura relevante na tomada de consciência relativamente à questão da independência de Timor-Leste e ocupação desse território pela Indonésia.

Brasão de Armas:

Escudo esquartelado, sendo os primeiro e quarto de ouro, uma águia estendida de púrpura, lampassada de vermelho, e os segundo e terceiro xadrezado de ouro e negro; bordadura de vermelho, carregada de oito SS de prata. Timbre: a águia do escudo, carregada de um desses SS no peito.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá. Branco é muito simples, é um sobrenome antigo que deriva de uma alcunha, possivelmente dado a alguém de pele muito clara (comparativamente a outros). Não consegui encontrar uma imagem do escudo, mas aqui fica a descrição: Escudo partido em pala, na primeira de vermelho um castelo com ameias e a homenagem também com ameias; na segunda de sinopla, com três barras de ouro, bordadura azul com oito aspas de ouro.

      Eliminar